Prematuridade

5 Benefícios do Aleitamento Materno para Prematuros

Bebê prematuro em aleitamento materno

O aleitamento materno é uma prática altamente recomendada por profissionais de saúde, pois é capaz de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e proteção contra doenças. O nascimento de um bebê prematuro representa uma condição de urgência nutricional, porque suas reservas são baixas, ou seja, para poucos dias.

Quanto mais baixo o peso ao nascer, menores são os estoques que o prematuro vai ter. Um grupo especial em que os desafios de alimentação e nutrição são os prematuros de muito baixo peso, ou seja, inferior a 1500g.

Estudos mostram que prematuros alimentados com leite materno apresentam melhor qualidade nas funções intestinais e no desenvolvimento neurológico.

Atualmente já se recomenda que prematuros saudáveis e de maior peso devem ser colocados seio materno ainda na sala de parto. Esse primeiro contato é muito importante, mesmo que ocorra a sucção chamada nutritiva.

Outro conceito muito importante: o leite humano é o alimento de escolha para recém-nascidos de qualquer peso e idade gestacional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), além do apoio dado pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, recomenda que a amamentação deve iniciar ainda na sala de parto, na primeira hora de vida, ser mantida na forma de aleitamento materno exclusivo (AME), sem adicionar qualquer tipo de alimento sólido/semissólido ou líquidos nos primeiros 6 meses de vida, e, a partir de então, deve-se introduzir a alimentação complementar saudável, mantendo-se também o AM por dois anos ou mais.

O que é Prematuridade?

A prematuridade é quando um bebê nasce antes da 37ª semana de gestação. Os prematuros são bebês que ainda não estão totalmente desenvolvidos, o que pode trazer algumas complicações de saúde e exigir cuidados especiais.

O aleitamento materno do bebê prematuro com muito baixo peso( menor que 1500g ao nascimento) possui ainda maior importância, dadas as condições iniciais de vida mais vulneráveis. Receber leite materno permite um melhor ajuste para crescimento e o desenvolvimento, não apenas no início da vida, mas ao longo do primeiro ano.

O uso do leite materno deve ser muito incentivado nas UTIs neonatais e unidades intermediárias. Ele pode ser ofertados tanto o leite extraído diretamente do seio materno e oferecido de forma imediata ao bebê ,como também pode o proveniente de bancos de leite humano — chamado de leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP).

Devido à composição e funções de proteção contra infecções e de manutenção da funcionamento do sistema digestivo, o leite materno cru , extraído da própria mãe e sem manipulação, é considerado a melhor opção para alimentar o prematuro. O LH doado devidamente analisado e pasteurizado é a próxima melhor escolha se houver produção láctea insuficiente pela mãe.

5-beneficios-do-Aleitamento-materno-para-prematuros
Extraído da própria mãe e sem manipulação, o leite materno é considerado a melhor opção para alimentar o prematuro.

Vantagens do Aleitamento Materno para Prematuros

Nutrição Adequada

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês, especialmente para os prematuros, que precisam de nutrientes específicos para o seu desenvolvimento. O leite materno contém proteínas, gorduras e carboidratos em proporções adequadas para o bebê, além de vitaminas e minerais.

Proteção contra Infecções

Os prematuros são mais vulneráveis a infecções, já que seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. O leite materno contém anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra infecções, além de ajudar a reduzir o risco de diarreia e infecções respiratórias. Documentos elaborados por entidades médicas de referência como a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria, enfatizam que a amamentação traz benefícios para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento de crianças de diferentes realidades.

Além disso, o hábito da amamentação também reduz a incidência ou a gravidade de doenças como:

  • diarréia
  • bacteremia( infecção na corrente sanguínea)
  • meningite bacteriana
  • infecções respiratórias
  • otite média
  • botulismo
  • infecção urinária
  • enterocolite necrosante

Melhora do Desenvolvimento Cognitivo

O leite materno contém gorduras essenciais para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê. Estudos mostram que os bebês que são amamentados exclusivamente com leite materno têm um melhor desenvolvimento cognitivo em comparação com aqueles que recebem fórmula. Na composição do leite humano, são encontrados aminoácidos importantes para a retina( estrutura importante dos olhos, responsável pela visão). Também possui ácidos graxos de cadeia longa poliinsaturados ( chamados PUFAS), destacando o ômega 3 que tem importante papel no desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina.

Melhora do Vínculo entre Mãe e Bebê

O aleitamento materno ajuda a fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. Isso ocorre porque durante a amamentação, a mãe libera hormônios que promovem o vínculo afetivo, além de transmitir segurança e conforto ao bebê. O ato de amamentar também é benéfico para as mulheres que amamentam, porque reduz risco para o surgimento de câncer de mama, útero e ovários, além do desenvolvimento de artrite reumatoide (AR) e de doenças cardiovasculares.

5-beneficios-do-Aleitamento-materno-para-prematuros-
O aleitamento materno fortalece o vínculo mãe-bebê

Redução do Risco de Doenças Crônicas

Estudos mostram que o aleitamento materno pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, tanto para o bebê quanto para a mãe. Além da prática da amamentação reduzir a incidência ou a gravidade de doenças, também possui possíveis efeitos protetores contra: síndrome de morte súbita, diabetes insulinodependente, doença de Crohn, linfoma, retocolite ulcerativa, doenças alérgicas, doenças digestivas crônicas.

Você também vai gostar…

Conclusão

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para os prematuros, ajudando no seu desenvolvimento e recuperação. Além dos benefícios citados acima, o aleitamento materno também ajuda a reduzir o tempo de internação hospitalar, a diminuir o risco de alergias e a melhorar a qualidade do sono do bebê.

Portanto, é importante que as mães sejam incentivadas a amamentar seus bebês, especialmente os prematuros. Os profissionais de saúde devem orientar e apoiar as mães durante todo o processo de amamentação, desde a técnica correta até a manutenção da produção de leite.

Palavra da Equipe Vida Prematura

“O objetivo deste blog é fornecer informações úteis e esclarecedoras sobre diversos temas relacionados à prematuridade. É importante ressaltar que o conteúdo aqui apresentado não substitui a consulta e o acompanhamento de profissionais médicos especializados.

Cada caso é único, e as informações compartilhadas aqui devem ser consideradas como complementares e não como diagnóstico ou tratamento médico. Sempre recomendamos que você consulte o pediatra ou médico responsável pelo cuidado do seu bebê prematuro para obter orientações personalizadas e adequadas à situação específica.

Estamos aqui para fornecer suporte e informações confiáveis, mas a segurança e a saúde do seu bebê devem ser sempre prioridade. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e recomendações de tratamento apropriadas. Estamos aqui para apoiá-lo nesta jornada única e desafiadora da prematuridade. Conte conosco!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *